Inbound Marketing: Guia Completo Com Exemplos E Estratégias

· 3 min read
Inbound Marketing: Guia Completo Com Exemplos E Estratégias

Com ela, é possível fazer uma gestão mais eficiente de todos os seus contatos. O fundo de funil é o momento da decisão, mas não é tão simples quanto parece. Você pode ter feito ótimos conteúdos até aqui e campanhas de e-mail marketing. Mas, se a última etapa não for eficiente, a concorrência pode levar esse cliente. Já o eixo de interesse busca interpretar no comportamento do Lead com nossos canais e conteúdos onde ele está na jornada de compra.
Fazer Inbound é oferecer aos clientes uma experiência relevante, pessoal e encantadora, que é dirigida por suas necessidades e acontece no seu tempo. Assim sua equipe pode dedicar o tempo certo para esta etapa e extrair dados efetivos e úteis. Uma ferramenta útil é a análise de fluxo de comportamento no Google Analytics. Embora isso não forneça a imagem completa, pode proporcionar uma ideia de como os visitantes estão se envolvendo com o conteúdo e as páginas do seu site em diferentes estágios. Entender suas necessidades e as formas de chegar até ele com a solução certa. Com a estratégia de Inbound Marketing, todo o conteúdo é direcionado para  as pessoas que podem fechar negócio com você.



  • Ou seja, não importa muito o que a sua indústria está fazendo ou vendendo.
  • Depois de atrair as pessoas certas e converter parte delas em leads, o seu caminho é promissor.
  • Os investimentos feitos nesse tipo de estratégia são importantes porque o comportamento do consumidor mudou muito nos últimos tempos.
  • Por fim, para tornar o conteúdo ainda mais eficaz, as empresas devem promovê-lo amplamente nas redes sociais e outras plataformas online.


Guiar a sua produção de conteúdo e o seu calendário editorial, por exemplo. O uso de um CRM é indicado para ter acesso rápido e fácil a informações que ajudarão o vendedor na hora de finalizar um pedido de compras. E a Nutrição de Leads, que são disparos de e-mails estratégicos com uma sequência lógica e complementar de ações que farão com que o leitor fique ainda mais próximo da decisão de compra. Google Trends e SEMrush são duas ferramentas de Inbound Marketing que devem ser usadas para pesquisas de palavras-chave. Com elas, é possível ter insights importantes sobre como as pessoas fazem buscas na web e sobre quais expressões usar em cada etapa do Funil de Vendas. A grande potencialidade do Marketing Digital está  nas ferramentas que permitem acompanhar resultados de campanhas em tempo real.

Razões Para Adotar O Inbound Marketing Em Sua Empresa


Como o lead chega à fase de decisão de compra muito bem informado sobre o produto que deseja adquirir e o serviço que quer contratar, o trabalho do vendedor acaba sendo facilitado e com maiores chances de sucesso. Concentra seus visitantes e leads, considerando as fases de aprendizado e descoberta e reconhecimento do problema. No  topo do funil, estratégias de conteúdo otimizado e redes sociais são as mais adotadas.


A Inovação Da Sua Empresa Também Precisa Acontecer No Marketing E Vendas


A premissa do marketing de permissão é conseguir um cadastro do cliente, ou seja, a permissão dele! Com o avanço da internet, principalmente, nos dias atuais, esse cadastro, na maioria das vezes, é feito online. Aqui podemos ver essa a relação entre inbound marketing e marketing de permissão. Partindo desse princípio, é possível perceber que grande parte das pessoas não estão interessadas no produto ou serviço oferecido, ou não haviam pensado ainda sobre o que foi ofertado.  um desenvolvedor de sites  o que as pessoas pensam ao longo da jornada de compra, como irão reagir e pelo que estão motivadas é essencial para fazer o growth hacking dar certo. Dentro do Inbound Marketing, as mídias sociais são muito importantes para se ter resultados.

Transformar Visitantes Em Leads


Claro, por padrão, os disparos com maior abrangência são de newsletter e lançamento de novo material, mas ainda assim não é indicado enviar para a base toda. Contudo, não podemos esquecer que, se o relacionamento será por e-mail marketing (até o momento em que irá para o time de vendas abordar), nós vamos precisar de e-mail reais. Por isso é fundamental que você considere em sua estratégia de Inbound ter duas Thank You Pages, a intermediária e final do material.
Para isso, é preciso criar um conteúdo relevante e interessante que consiga despertar o interesse do usuário e fazer com que ele permaneça na página por mais tempo. Como vimos, o Inbound Marketing é uma estratégia bastante comum entre as empresas. Isso porque seu retorno sobre o investimento costuma ser bastante positivo. Como já vimos, o Inbound Marketing tem como foco trabalhar para que o público chegue naturalmente até os canais de uma empresa. O Outbound, por outro lado, trabalha com uma prospecção de clientes ativa.